segunda-feira, 5 de julho de 2021

Presidente do Napoli, Aurelio de Laurentiis, revela que clube pode chegar novamente à falência

 Dirigente indicou que clube poderá ter que vender vários jogadores para poder equilibrar as contas

Fonte: TNT  esportes 30/06/2021

Um dos clubes mais tradicionais da Itália pode chegar à falência em breve. E não é uma equipe que esteja sofrendo para se manter na elite do futebol italiano, mas trata-se do Napoli. Quem citou a possibilidade do time falir foi justamente Aurelio De Laurentiis, presidente partenopeo.O mandatário indicou que o orçamento do clube precisa ser revisto urgentemente, para evitar que o Napoli quebre financeiramente. E ainda destacou que vários jogadores podem ser vendidos."Temos que reconhecer que o orçamento tem que ser revisado ou o Napoli pode ir à falência. Se quiserem o Napoli de volta nos trilhos, devem cortar gastos em excesso. Vender um jogador talvez não seja suficiente. Precisaríamos vender aqueles que aumentaram muito a folha salarial. Eu provavelmente não deveria ter feito algumas contratações. Ninguém é intransferível se a proposta certa chegar."Alguns jogadores do clube, como o zagueiro Kalidou Koulibaly, já foram especulados em grandes equipes europeias, e podem acabar deixando o Napoli em breve.

https://tntsports.com.br/melhorfuteboldomundo/Presidente-do-Napoli-Aurelio-de-Laurentiis-revela-que-clube-pode-chegar-a-falencia-20210630-0028.html


15 ANOS DE AURELIO DE LAURENTIIS

Fonte: futebol na veia 

O Começo (2004 – 2008)

No dia 2 de agosto de 2004, um dos clubes de maior torcida da Itália declarava falência. Devido a uma grande dívida, o Napoli deixou de existir. Porém, um cineasta italiano não queria deixar a cidade de Nápoles sem um clube. Então, Aurelio De Laurentiis começou um novo projeto: o Napoli Soccer. A equipe não poderia usar seu antigo nome, por causa do valor a ser pago. No entanto, o sucesso deste time foi imediato, com média de público alta na Serie C1, na temporada 2004/05.

Graças a boa gestão e sua grandeza, o Napoli Soccer foi conseguindo acessos sucessivos. Em 2006, o clube retomou seu antigo nome, sendo novamente a Società Sportiva Calcio Napoli. Na mesma temporada, o time conseguiu voltar à elite do futebol italiano, onde não frequentava desde 2001, marcando a estreia da Partenopei Azzurri reformada na Serie A. Além disso, logo no primeiro ano, conseguiu um 8º lugar, o que permitiu competir no ano seguinte a extinta Copa Intertoto da UEFA.

O auge (2009 – atualmente)

Na primeira divisão, com as dívidas em dia e com seu nome de volta, Aurelio De Laurentiis começou a traçar o plano para fazer do Napoli não só uma equipe frequente na Serie A, mas que também disputasse o Scudetto e competições europeias. Além disso, vieram os primeiros canecos de sua gestão. Em 2012, o clube conquistou a Copa Itália ao derrotar a Juventus por 2 x 0 na final. Feito que iria se repetir em 2014. Desta vez, uma vitória por 3 x 1 sobre a Fiorentina traria o bicampeonato na era do cineasta. Enfim, ainda o time conquistou a Supercopa no mesmo ano, contra a Velha Senhora, nos pênaltis.

Além dos títulos conquistados, o Napoli se tornou uma equipe frequente em UEFA Champions League. Na temporada 2010-11, a Partenopei Azzurri finalmente conseguiu uma vaga para a competição europeia, desde os tempos de Maradona. Agora, são quatro participações consecutivas, desde a temporada 2016/17. No entanto, o clube ainda não conseguiu um triunfo fora da Itália e não conquista o Scudetto desde 1990, feito que Aurelio De Laurentiis ainda sonha no comando da equipe como presidente.

GESTÃO DE JOGADORES: TALENTO E LUCRO

Durante estes 15 anos de Aurelio De Laurentiis, um dos principais marcos desta gestão é lapidar talentos para o clube e conseguir grande lucro com futuras vendas. Para se ter uma ideia, jogadores como Lavezzi, Cavani Higuaín por exemplo, já vestiram a camisa napolitana. A seguir, uma tabela mostra quanto o Napoli gastou e vendeu estes três nomes.

Jogador

Valor que o Napoli comprou 

Valor que o Napoli vendeu

Lavezzi

6 milhões de euros

30 milhões de euros

Cavani

16 milhões de euros

64 milhões de euros

Higuaín

 32 milhões de euros

90 milhões de euros

Apesar da figura polêmica na Itália, estas e outras coisas talvez fazem de Aurelio De Laurentiis o maior presidente da história do clube napolitano, no qual completa 15 anos a frente.

 https://www.futebolnaveia.com.br/15-anos-de-aurelio-de-laurentiis-da-falencia-a-competitividade-do-napoli/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário